VISITE O TAMAR


A Tortuguita te leva até o Projeto Tamar!

Para participar é simples, na compra de 10 unidades de Tortuguita formato, você troca as embalagens na bilheteria das bases do Projeto Tamar por um ingresso!

Junte suas embalagens e venha participar da grande aventura de proteger as tartarugas marinhas.

*Leia o regulamento completo aqui.

O PROJETO TAMAR

O Projeto Tamar nasceu no Brasil em 1980, e é reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes programas ambientais e científicos da atualidade, cuja missão é afastar da extinção as cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil: tartaruga-cabeçuda, tartaruga-de-pente, tartaruga-verde, tartaruga-oliva e tartaruga-de-couro, por meio de pesquisa aplicada, educação ambiental e desenvolvimento local sustentável.

As atividades do Tamar são desenvolvidas ao longo de 1.100 km de praias, em áreas continentais e também oceânicas, que abrangem nove estados brasileiros: Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Nas regiões litorâneas com potencial turístico, o Tamar tem centros de visitação que funcionam como núcleos de pesquisa e divulgação da vida marinha, de sensibilização e educação ambiental, além de oferecer lazer e serviços. Há também programas de visitas orientadas para escolas do ensino fundamental, médio e universidades. Os Centros de Visitantes têm tanques e aquários, painéis informativos, réplicas de tartaruga marinha em tamanho natural e silhuetas, espaços para exposições, palestras e exibição de vídeos, restaurantes, bares e lojas para venda de produtos.

O trabalho desenvolvido pelo Tamar, em grande parte, tornou-se possível graças ao envolvimento das comunidades costeiras situadas nas áreas onde está presente. O Projeto conta com cerca de 1.300 colaboradores – a maioria é de moradores dessas comunidades, que são beneficiados por várias ações de inserção social. São ferramentas fundamentais para o trabalho de conservação das tartarugas as campanhas educativas e de conscientização ambiental, que promovem a busca de alternativas de subsistência não predatórias para os pescadores e suas famílias. O Tamar apoia creches e escolas, oferece possibilidade de trabalho e profissionalização para mulheres e jovens nas confecções, oficinas produtivas e outras iniciativas, através de parcerias com várias cooperativas e associações. O artesanato e a cultura locais são valorizados. Tradições regionais, como bordados e renda de bilro, grupos culturais populares e de capoeira são incentivados.

Por isso, seja você quem for, participe, ajude o Tamar a continuar com o seu trabalho. Qualquer forma de contribuição vale a pena: como consumidor, comprando os produtos Tamar e conhecendo os centros de visitação que geram receita para o Projeto; como seu porta-voz voluntário, espalhando a mensagem em defesa das tartarugas e dos oceanos; como cidadão, exercendo a sua consciência ambiental e ajudando a proteger o planeta.

Venha visitar o Tamar e ajudar a proteger as tartarugas marinhas!!

Saiba mais sobre o Tamar: www.tamar.org.br

PRODUTOS